quarta-feira, 29 de maio de 2013

[Tutorial] AD Carry League of Legends
























     Boa tarde gente, hoje decidi fazer um tutorial completo sobre Carregadores de dano a distancia (Attack damage Carry > Adc)

     Neste tutorial, eu espero retirar todas as suas duvidas sobre esta build, incluindo alguns tabus que foram impostos sobre ela.

     Eu espero que até o final do tutorial, vocês sejam capazes de ver ad carrys de uma maneira diferente, e ainda assim mais divertida!



Função de um ADC no time



     A principal função, de um ad carry (irei me referir como ADC de agora em diante) é causar dano.

     Seu trabalho, é ser uma ameaça pro time adversário, aproveitando qualquer erro deles para causar sérios problemas a eles.

     Primeiramente, eu preciso lembrar,que um ADC forte, é um ADC vivo, então jamais pule no meio dos 5 adversários, tentando caçar akele carry com hp baixo, ou algo similar, seu trabalho é causar

o maximo de dano possivel,sem sacrificar sua sobrevivencia.

Segundo,mas não menos importante, eu irei explicar os principais status de um Adc.

     Dano de ataque > Obviamente, aumenta o dano causado por seus ataques basicos, assim como de certas skills. Um Adc sempre deve focar isto em todos seus items para maior efetividade.

     Penetração de armadura > Reduz a armadura dos alvos de seus ataques basicos e skills fisicas em X(tanto numero bruto quanto %). 
Este é um status realmente necessário para final de jogo, ou quando seus inimigos começam a fazer armadura, para evitar que a mitigação deles seja alta o bastante,para eles lhe ignorarem.

     Velocidade de ataque > Aumenta a quantia de ataques basicos desferidos com o tempo, quanto maior sua velocidade de ataque, mais ataques você pode dar. Aumentar a velocidade de ataque tem um efeito exponencial com dano de ataque, então é interessante equilibrar ambos.

     Roubo de vida > faz com que uma % de dano de seus ataques basicos sejam curados para seu hp. Roubo de vida pode ser considerado um status tanto ofensivo quanto defensivo,
Por exemplo, um ad carry que cause 100 por hit,com 10% de roubo de hp, tera um hp equivalente total de +10 por hit.
Exemplificando> Ezreal tem 200 de ad, e 20% de roubo de hp, se os ataques dele sempre causassem isto, faria com que kd hit curasse ele por 40, logo, em 10 hits, o hp total dele seria +400, ou seja, em questao de danos continuos(não explosivo) ele teria a que receber a mesma quantidade de dano, do que um outro jogador com 400 de hp a mais.

     Chance de critico > Chance de critico, lhe da uma chance de seus acertos causarem dobro de dano. O talento letalidade aumenta em 5% este dano(indo de 200% para 210%). O item gume do infinito,aumenta o dano de seus ataques criticos em 25%( indo de 200% para 250%) se usar ambos os talentos, você irá para 261% de dano de critico, por exemplo,ao causar 100 de dano,seu critico seria de 261. É um grande status, ja que ele sinergiza com roubo de hp( criticos lhe fazem recuperar mais hp) e velocidade de ataque( quanto mais ataques,maior a chance de seus ataques em um curto espaço de tempo serem criticos).

     Mas o status mais forte,de um carregador a distancia, não é nenhum destes citados acima, é geralmente um status que maioria dos players simplesmente esquecem.

     Distancia de ataque > é a distancia com que você é capaz de atacar. Quanto maior ela for, mais seguro você irá estar ao atacar os inimigos, em compensação,quanto menor,mais arriscado é para você entrar, é realmente importante que você sempre se lembre disto, para evitar ter sérios problemas.
Outro ponto que eu gostaria de citar, são os ALVOS.

     O trabalho do Ad carry, é sempre atacar os alvos mais proximos,sempre priorizando os com menor defesa ~ hp equivalente (um player com 1k de hp,e 100 de armadura, tem o mesmo hp equivalente de um player com 2k de hp, e 0 de armadura). Um ad carry jamais deve pular no meio de uma luta, ele sempre deve estar longe,atacando sem chance de ser atacado. Geralmente, os heros que você irá matar primeiro, são os bruisers (vulgos TANK) seu trabalho,é remover os heros com maior ameaça o mais rapido possivel, para tornar possível outros focos. Obviamente, se um tank e um carregador estão na mesma distancia, voce deveria focar o carregador, devido a ameaça que ele representa seu time.
Caso você veja,que não é possivel matar algum dos carregadores inimigos,ataque quem estiver mais proximo,sempre lembrando de manter uma distancia segura contra eventuais danos explosivos, Como eu sempre gosto de lembrar, Um Carry morto, é um carry que não causa dano(Não citem kogmaw ~ karthus!!)


Como ser efetivo com um ADC?


     Primeiramente, o ponto mais efetivo de se jogar com um Adc, é saber farmar.
Para isso, existem muitas formas diferentes,de se conseguir farmar efetivamente, Vou tentar explicar elas no geral Aqui.
     Este é o jeito mais simples de se dar last hit, Você aperta S,para parar a movimentação do seu personagem, e em seguida, aperta com o botão esquerdo encima do minion que está recebendo maior dano, ao vez que o hp dele é inferior ao seu poder de ataque,aperta A e clika nele.

     Chegará um ponto, aonde você estará tão acostumado com o dano do seu heroi, a animação de ataque, que voce simplesmente saberá mesmo sem clicar,ou enquanto anda, quando seu last hit será certo.

     Eu aconselho,aos interessados em treinar de Ad carry, criar uma partida no modo personalizado,sem inimigos algum, e ficar treinando last hit com um herói,até estar confiante o bastante de suas habilidades, em seguida, ir para o bot intermediario(aonde eles ja causam uma pressão considerável) e treinar neles até estarem realmente a vontade com o heroi, para logo em seguida começar normal, e após isto o modo rankeado.


     A segunda coisa,que faz um Ad carry ser completamente efetivo na lane, são as trocas de dano (isto vale para todas as lanes, na verdade)


O que é a troca de dano?


     Troca de dano é o termo usado ao se causar dano em um inimigo, e possivelmente receber algum.
Troca de dano é uma maneira efetiva de vencer a sua lane, pois irá fazer o seu oponente jogar recuado, e mais na defensiva, lhe permitindo farmar com maior segurança.

     Mas cuidado,a troca de dano pode ser perigosa tambem, uma troca de dano mal feita,e você será obrigado a voltar para a base, assim permitindo o ADC inimigo de farm livremente.

     Herois Ad casters (Sivir, Graves, Cait, tristana)tem maior facilidade de troca de dano sem serem retribuidas, pelo fato de não serem dependentes de ataques basicos para causarem dano, ou tambem por sua distancia de acerto(como falei encima, Range é o status mais forte para um Adc).

     Outros heros, com range menor, podem ser anulados na lane, caso não sejam jogados cuidadosamente (Vayne, Quinn) devido a sua range baixa.


Como saber se uma troca foi bem sucedida?

     Primeiramente,e mais simples de todas, se voce conseguiu fazer o Adc inimigo voltar para a base,e sofreu poucos danos,parabéns, aproveite o tempo livre de farm para respirar e ganhar ainda mais vantagem sobre a lane. Mas tome cuidado, pois é bem provavel que o adc inimigo irá voltar mais equipado!

     Os heros inimigos usaram magias de summoner para evitar a luta, ou morrer,e você continuou em lane com sobrevivencia o bastante para estar seguro (flash, sustento, ou similar)

     Você tem um suporte com sustento, ou seu auto-sustento é maior doq o adversário, e consegue ficar na lane por longos espaços de tempo,enquanto o ad carry inimigo é obrigado a voltar sempre.

     Estas são as formas mais comuns de se dar trocas de dano, Certos suportes como lulu,conseguem remover o ad carry inimigo sozinho da lane, caso ele nao possua sustento, enquanto outros suportes,como soraka, permitem que seu Ad carry permaneça na lane por longos periodos de tempo sem se preocupar em ficar com vida baixa.


Smartcast


     Aqui está um dos grandes segredos da maioria dos 'pró-players'.
O smartcast permite que voce use suas magias com apenas um clicar de botão,

     Para a maioria dos herois, isto causa um aumento significativo na sua velocidade de magias, heróis como ezreal 'blue build' é impossivel de se jogar sem smartcast, enquanto outros, como vayne, não causam TANTA diferença.

     No video abaixo, eu ensino como configurar o seu smartcast, e tambem lhes mostro a diferença que causa usar ele neste vídeo.


     Como vocês podem ver no video,a diferença é ridiculamente alta e aparente.


     Todos os heróis se beneficiam de smartcast, alguns são obrigatorios (ryze,cassiopeia, ez Bb, herois com burst damage em geral) enquanto outros mal se nota diferença (udyr seria o exemplo perfeito de um hero que não necessita de smartcast)


Sentinelas


     Ahhh,as sentinelas.o que pode virar uma derrota em uma vitoria, e vice-versa.

     Primeiramente, como eu cito em todos meus guias e tutoriais, Usar sentinela não é trabalho apenas do suporte. Todos os players do time devem ajudar a manter o mapa com visão, seja mid, top, ou até mesmo o adc!


                     Para ver o Vídeo Clique Aqui.


     Esta são as localizações de wards mais comum para se colocar, elas dão a visão na maioria dos locais. Outros lugares a se considerar,seria proximo ao red,atrás do dragão, ja que muitas vezes caso o mid não esteja wardado, o jungler inimigo irá vir por dentro da sua jungle para tentar lhe matar.

     Se voce ver que seu suporte está pecando em wardar, não o xingue, comece você mesmo a wardar, uma hora ele irá perceber que não está fazendo o trabalho, e que depende de sorte para vencer, enquanto você estara sempre seguro para a vitoria! *-*


Adc tier list



     Eu irei postar aqui o meu tier list de ad carrys, seguidos de um pequeno comentário sobre o que tornam eles bons ou ruims.


God Tier > Draven, Ezreal
Tier 1 > Caitlyn, Miss fortune,Tristana,Corki,
Tier 2 > Graves, Vayne, Varus, Sivir, Kog maw
Tier 3 > Quinn, kenen, Teemo,Urgot, Ashe
Tier 4> Twisted fate, Thresh
Tier 5> Nida, Lux, Veigar, Sona

Descrição dos tiers.
God tier
São os heróis mais fortes do quesito, Boa sorte caso jogue contra um deles.

Tier 1
São os heros mais efetivos para serem Ad carrys, logo abaixo dos god, conseguem fazer seu papel no jogo com grande exito, e o snowball deles é muito forte.

Tier 2
Logo após o tier 1, estão os heróis de tier 2. Eles necessitam de maior farm, e são um pouco mais complicados de jogar, mas caso farmados, eles conseguem fazer seu trabalho com um sucesso a nível de tier god.

Tier 3
Eles conseguem exercer o trabalho de um Adc, mas são realmente inferiores aos de tier 2 ou maior. Só jogue com algum deles se estiver MUITO familiar,e jogando com seus amigos,para evitar ser xingado em caso de falha.

Tier 4

São picks extremamente situacionais. Na maioria dos jogos, você não deve nem sequer pensar em escolher eles.

Tier 5

São simplesmente os picks mais fracos desta tier, Geralmente escolher um hero destes para ir na lane é considerado ofensivo, não recomendo usar eles a menos que esteja jogando com amigos.





Para conhecer melhor sobre cara personagem como suporte preparei uma lista completa para conferir clique no link abaixo:


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